Pensão Alimentícia

Pensão alimentícia é uma obrigação financeira que uma pessoa deve prestar a outra para suprir as suas necessidades básicas de subsistência como alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário e outras despesas que possam ser consideradas essenciais. Essa obrigação costuma ser imposta em situações específicas, como em casos de separação ou divórcio, ou ainda em casos em que a pessoa que deve pagar a pensão alimentícia é responsável pelo sustento de outra que não tenha condições de prover o próprio sustento.

A pensão alimentícia pode ser fixada de forma amigável/consensual ou judicial, dependendo do caso. Nos casos consensuais as partes podem chegar a um acordo sobre o valor a ser pago, que é homologado pelo juiz. Já nos casos judiciais, o juiz irá analisar as circunstâncias do caso concreto para determinar o valor da pensão alimentícia levando em conta a necessidade da pessoa que irá receber a pensão e a capacidade financeira da pessoa que deverá pagar.

É importante ressaltar que a pensão alimentícia tem caráter provisório e pode ser revisada a qualquer momento, caso ocorram mudanças nas circunstâncias que motivaram a sua fixação. Por exemplo, se a pessoa que recebe a pensão alimentícia conseguir um emprego ou se casar novamente, isso pode influenciar na necessidade da pensão e, portanto, justificar uma revisão do valor.

Advocacia Especializada em resolver problemas familiares.

Atentemos todo o Brasil.

Rycbczak e Rinaldi Advogados Associados CNPJ 43.381.260/0001-67

© 2021 Todos os direitos reservados

CONTATO